Deepfake, o Golpe Inteligente

FAKE NEWS! OPINIÃO

Por Ari Fialho Jr. – Jornal no Sul – 06-2024

O Que É Deepfake?

Deepfake é uma técnica que utiliza inteligência artificial e processamento de imagens para criar vídeos e áudios falsos, mas extremamente convincentes. Com essa tecnologia, é possível manipular imagens, vídeos e sons de uma pessoa para que ela pareça fazer e dizer coisas que nunca fez ou falou. Isso tem gerado preocupação, pois deepfakes podem ser usados para espalhar desinformação e realizar golpes.

Como Deepfakes São Criados?

Para criar um deepfake, são utilizados algoritmos de machine learning que analisam grandes quantidades de dados visuais e auditivos da pessoa alvo. Esses dados são então utilizados para gerar uma versão artificial da pessoa, que pode ser programada para dizer ou fazer qualquer coisa. É um processo tecnicamente complexo, mas que está se tornando cada vez mais acessível devido aos avanços tecnológicos.

Crédito: Getty Images

Golpe Milionário

Um caso de golpe que foi muito comentado envolvendo deepfake ocorreu com um funcionário de uma multinacional em Honk Kong durante uma falsa videoconferência acreditando que estava falando com o diretor financeiro da empresa o funcionário realizou transações em torno de US$ 25,60 milhões, o equivalente a R$ 127 milhões, para contas de golpistas.  Todos os participantes da reunião, exceto a vítima, eram representações falsas de pessoas reais realizadas por meio da adulteração de imagens e áudios verdadeiros utilizando inteligência artificial.

Como se Proteger de Golpes com Deepfake

Para se proteger de golpes com deepfake, é importante adotar algumas medidas de precaução. Primeiramente, desconfie de vídeos ou áudios que pareçam fora do comum ou que não estejam de acordo com o comportamento usual da pessoa em questão. Verifique sempre a fonte do conteúdo e, se possível, consulte outras fontes para confirmar a veracidade da informação.

Além disso, fique atento a sinais de manipulação, como movimentos faciais incomuns ou inconsistências no áudio. Ferramentas de verificação de vídeos e áudios também estão se tornando disponíveis e podem ser úteis para identificar deepfakes.

Por fim, mantenha-se informado sobre as novas tecnologias e técnicas de deepfake, e compartilhe esse conhecimento com amigos e familiares para que todos possam estar mais protegidos contra esse tipo de golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *